Ibens debate prevenção do suicídio e valorização da vida em Oeiras

O Instituto Barros de Ensino (Ibens) realizou na noite último sábado, 09, no auditório do Centro Diocesano, a palestra ‘Ibens, família e sociedade juntas num alerta pela vida’, alusiva ao Setembro Amarelo, campanha nacional que orienta sobre a prevenção ao suicídio.

Pais, estudantes e professores participaram do debate, mediado pela equipe de profissionais do Centro Débora Mesquita (CDM), organização não governamental que presta informações e sensibiliza a sociedade sobre causas, sintomas e tratamentos disponíveis dos transtornos psíquicos, além de trabalhar na prevenção e posvenção do suicídio. Na manhã do sábado, o debate aconteceu no auditório da Semed, envolvendo o corpo discente da escola.

No encontro, que marcou o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, Késia Mesquita, fundadora do CDM, e a psicóloga Larissa Carvalho apresentaram informações e atividades de educação para a prevenção do suicídio e valorização da vida.

“Não podemos mais tratar esse assunto como tabu”, defende Larissa Carvalho, esclarecendo que a maioria dos casos de suicídio são atribuídos a transtornos de humor (como depressão, esquizofrenia e bipolaridade), falta de estrutura familiar e social, além de dificuldades socioeconômicas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 90% dos casos no mundo estejam relacionados a distúrbios mentais, sobretudo depressão.

A psicóloga também destaca a importância da abordagem de temas como bullying, cyberbullying, internet, drogas e sexualidade no ambiente escolar. “É preciso incluir o debate dessas temáticas nas escolas”, afirma Larissa Carvalho.

 

Fotos MaisOeiras e CDM

Share via

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *